Cineconchas 2022

Jun 29, 2022

É já no próximo dia 30 de junho, quinta-feira, que regressa um dos eventos mais acarinhados das festas da cidade de Lisboa, após um hiato provocado pela situação pandémica que assolou todo o Mundo e impediu a realização do evento nos anos de 2020 e 2021.
O CineConchas, mostra de cinema ao ar livre que decorre de forma anual na Quinta das Conchas – na Alta de Lisboa, Lumiar – regressa para a décima terceira edição a partir de 30 de junho.

Todas as quintas, sextas e sábados até 16 de julho, sempre às 21h45 e com entrada livre, o CineConchas 2022 promete regressar em força, trazendo de volta noites inesquecíveis e momentos emotivos em ecrã gigante num dos melhores e mais agradáveis espaços verdes da capital.

Programação:

– Quinta-feira, 30 de junho: “Mais Uma Rodada”, de Thomas Vintenberg
– Sexta-feira, 1 de julho: “Duna”, de Denis Villeneuve
– Sábado, 2 de julho: “Os Mauzões”, de Pierre Perifel
– Quinta-feira, 7 de julho: “O Bom Patrão”, de Fernando León de Aranoa
– Sexta-feira, 8 de julho: “Belfast”, de Kenneth Branagh
– Sábado, 9 de julho: “Ambulância – Um Dia de Crime”, de Michael Bay
– Quinta-feira, 14 de julho: “A Belle Époque”, de Nicolas Bedos
– Sexta-feira, 15 de julho: “A Odisseia dos Tontos”, de Sebastián Borensztein
– Sábado, 16 de julho: “Os Croods: Uma Nova Era”, de Joel Crawford

A programação do CineConchas 2022 foi novamente desenvolvida em torno de dois pontos principais que moldaram a origem deste evento, a maior manifestação de cinema ao ar livre que se leva a cabo no país:

– Ser um ponto de encontro de toda a comunidade do Lumiar e Alta de Lisboa, e extensivamente da Grande Lisboa, integrando assim todo o tipo de públicos, de todas as idades;
– Mostrar cinema de qualidade, apresentando diversidade de géneros e estilos cinematográficos e contribuindo para a discussão de temas e assuntos de relevância prática para os frequentadores.

O conjunto de filmes selecionados inclui êxitos de público e da crítica, produções de vários géneros e de diversas nacionalidades.

A primeira sessão deste regresso à atividade, a 30 de junho, traz o drama cómico “Mais Uma Rodada”, de Thomas Vintenberg.

Após receber críticas de pais e alunos pelo seu semblante velho e cansado e o consequente efeito na sua forma de ensino, Martin, um professor do ensino secundário, decide embarcar numa experiência junto dos seus três colegas. A experiência consiste em ensinar sob o efeito constante do álcool no organismo, para depois avaliar se o resultado final se traduz em maior satisfação por parte dos alunos. A evolução da experiência varia entre os quatro colegas de forma diferente e convida a refletir acerca de temas como a amizade, a liberdade e, claro, o álcool. Venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional, assim como o BAFTA na categoria de Best Film Not in the English Language, entre outros. O filme conta ainda com 73 nomeações de outras categorias.

No dia seguinte, 1 de julho, é a vez de “Duna”, de Denis Villeneuve.

Baseado no romance homónimo de Frank Herbert, “Duna” conta a história de Paul Atreides, um jovem brilhante e dotado de extraordinária inteligência cujo desafio é encetar uma jornada rumo ao planeta mais perigoso do Universo, Arrakis. Este planeta contém um exclusivo fornecimento de algo que poderá assegurar o futuro da família e restante comunidade envolvente de Paul. Repleto de ação e aventura, o filme leva o espectador a embarcar na
perigosa viagem, numa demonstração de sci-fi como nunca antes vista. O filme foi galardoado com 6 Prémios Oscar na categoria de Melhor Som, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Design de Produção, Melhor Trilha Sonora (atribuído ao compositor Hans Zimmer), Melhor Edição e Melhor Cinematografia em 2022, contando com 160 outros prémios e ainda 270 nomeações. É verdadeiramente um filme a não perder nesta edição do CineConchas 2022.

O último dia da primeira semana, 2 de julho, traz “Os Mauzões”, de Pierre Perifel.

Baseado na homónima série de livros infantis, “Os Mauzões” relata a história do gangue histórico e lendário composto pelo Sr. Lobo, Sr. Cobra, Sr. Piranha, Sr. Tubarão e Sra. Tarântula. Finalmente capturados e na tentativa de evitar uma sentença de prisão, os criminosos encaram agora aquele que será provavelmente o seu golpe mais difícil: tornarem-se cidadãos-modelo. Com a ajuda do seu mentor, o Professor Marmelada, os bandidos estão determinados a provar que a opinião do mundo está errada a seu respeito.

No início da segunda semana da edição, no dia 7 de julho, será a vez de “O Bom Patrão”, de Fernando León de Aranoa.

Na iminência da inspeção feita a negócios locais por parte de uma delegação, Blanco, representado pelo ator Javier Bardem e o executivo da fábrica Blancos Básculas, está na calha para receber o prestigiado prémio resultante dessa mesma inspeção. Eis que entra em cena José, funcionário que foi recentemente despedido da empresa, exigindo a sua restituição. Após ver o seu pedido rejeitado, José enceta uma caminhada vingativa com o objetivo de minar o seu
ex-chefe e assim impedir a sua empresa de vencer o prémio. O filme valeu o Prémio de Melhor Ator a Javier Bardem e o de Melhor Nova Atriz a Almudena Amor, nos CEC Awards (Círculo de Escritores Cinematográficos de Espanha), além de 30 outros galardões e 47 nomeações.

No dia seguinte, dia 8 de julho, entrará em exibição o filme “Belfast”, de Kenneth Branagh.

No ano de 1969 em Belfast, Irlanda do Norte, um menino de nove anos chamado Buddy encontra-se com a dura realidade do conflito sectário que marcou o início de vários episódios de violência denominados The Troubles. Residente de um outrora pacífico bairro de classe operária, a família de Buddy tenta ultrapassar a situação, enquanto o menino luta por entender a origem e a razão de todo o imbróglio. O filme venceu o Oscar de Melhor Argumento Original em 2022 e o prémio BAFTA na categoria de Outstanding British Film of the Year, além de 52 outros prémios e 237 nomeações.

Para finalizar a segunda semana, no dia 9 de julho, entrará em cena “Ambulância – Um Dia de Crime”, de Michael Bay.

O premiado veterano Will Sharp, desesperado por ganhar dinheiro com o objetivo de cobrir as despesas médicas da sua esposa, pede ajuda a Danny, seu irmão adoptivo. Danny, um criminoso conceituado, oferece-lhe em vez disso a possibilidade de realizar o maior assalto a um banco da história da cidade de Los Angeles e que renderia um total de 32 milhões de dólares. Pleno de ação, aventura e muito suspense, o ritmo frenético deste filme certamente prenderá os espectadores aos seus lugares durante toda a sessão.

Para dar início à terceira e última semana, no dia 14 de julho, será exibido o filme “A Belle Époque”, de Nicolas Bedos.

O desencantado sexagenário Victor vê finalmente a sua vida mudar do avesso quando Antoine, um engenhoso e brilhante empreendedor, lhe apresenta a possibilidade de, através da sua empresa, misturar o teatro com a reconstrução histórica e mergulhar numa época da história à sua escolha. Victor escolheu, então, reviver o período mais marcante da sua vida: aquele em que encontrou o seu grande amor. O filme venceu 6 prémios e obteve ainda 23 nomeações.

No dia seguinte, dia 15 de julho, será a vez de “A Odisseia dos Tontos”, de Sebastián Borensztein.

A história do filme leva-nos ao ano de 2001, na Argentina, após a Grande Depressão que havia acontecido no país onde Fermín, futebolista aposentado, e Lidia, sua mulher, decidem travar o declínio da comunidade de Alsina, lugar onde vivem, pelos seus próprios meios. O casal, assim convence uns quantos amigos, também desventurados, a embarcar numa odisseia rumo a um novo e próspero começo. O filme valeu o Prémio da Academia Argentina, na categoria de Melhor Atriz Secundária a Verónica Llinás, além de 3 outros galardões e 14 nomeações.

Para terminar a décima terceira edição do CineConchas, dia 16 de julho, o grande ecrã será dominado pelo filme de animação “Os Croods: Uma Nova Era”, de Joel Crawford.

Ainda em busca de um lugar onde assentar, após os eventos de “Os Croods” (2013), o patriarca pré-histórico Grug descobre um novo paraíso onde viver com a sua família. Não obstante, a família deve adaptar-se à vida junto dos Bettermans, uma família que se encontra uns furos acima dos Croods na escala da evolução. Doravante, uma nova ameaça obriga ambas as famílias a iniciar uma aventura onde terão de aceitar as diferenças entre os clãs, de modo a assegurar a sua sobrevivência. O filme obteve 30 nomeações a variadas categorias, com especial destaque à categoria de filmes de animação.

 

Sobre o CineConchas

Surgiu em 2008 a partir de uma ideia do Centro Social da Musgueira e do movimento cívico Viver Lisboa, com o propósito de criar um evento que permitisse a aproximação e o convívio entre as populações da Alta de Lisboa e, ao mesmo tempo, atrair espectadores de outras zonas de Lisboa aos espaços verdes da Quinta das Conchas. Quis também promover o Cinema de qualidade em toda a sua diversidade de géneros cinematográficos, estilos e nacionalidades. Desde então, o número de espectadores de cada edição tem crescido sem parar e o CineConchas transformou-se no maior e mais popular evento de cinema ao ar livre na cidade de Lisboa.

Quem organiza o CineConchas?

O CineConchas é organizado pelo Centro Social da Musgueira em parceria com a EGEAC E.M. e integra o programa oficial das Festas de Lisboa (www.festasdelisboa.com).

Mais informação no site do CineConchas (www.cineconchas.pt)
Facebook: CineConchas
Instagram: @cineconchas
Twitter: @cineconchas

Como chegar ao CineConchas?

A Quinta das Conchas pertence à Freguesia do Lumiar, e tem cinco entradas:

– Alameda das Linhas de Torres
– Rua Ladislau Patrício
– Rua Luís Pastor de Macedo (junto à saída da estação de Metro Quinta das Conchas)
– Rua Arnaldo Ferreira
– Avenida Eugénio de Andrade

Existem diversas alternativas de transportes públicos para chegar à Quinta das Conchas.

– Metro: Estação Quinta das Conchas – Linha Amarela.
– Autocarros Carris: 717, 736, 796, 798 (carreiras diurnas) e 207 (Rede de Madrugada).
– GIRA: Estações disponíveis no cruzamento da Alameda das Linhas de Torres com a Rua Ladislau Patrício, Rua Tobis Portuguesa (junto à saída estação de Metro da Quinta das Conchas), na Rua Luís de Freitas Branco e ainda na zona Norte do Jardim, junto à praça de táxis na Alameda das Linhas de Torres.

Para mais informações contactar:
Centro Social da Musgueira – Ana Barata (Diretora-Geral)
Telefone: 21 759 17 75 ; email: geral@csmusgueira.pt

Imagens disponíveis na galeria do site: http://cineconchas.pt/galeria.php

Jul 26, 2013

O Novo Eixo Central

Passado um mês desde a sua inauguração, o Eixo Central é já uma via urbana vivida e utilizada pelos habitantes e visi...
Jan 06, 2010

Cineconchas 2010

O Verão chegou à Alta de Lisboa e, com ele, mais uma sessão do Cineconchas, mostra de cinema ao ar livre, que pelo te...
Out 08, 2018

Expo Real 2018

A Alta de Lisboa já se encontra na Expo Real, em Munique. Uma das principais feiras internacionais de investimento im...
Jul 16, 2019

35 anos Alta de Lisboa

Foi fundada em 20 de junho de 1984 e já se passaram 35 anos. O tempo correu! Quem não se lembra de como tudo começou?...
Mar 20, 2019

Solidariedade, uma causa de todos

Solidariedade é uma palavra que indica a qualidade de solidário, para além de incorporar um sentimento de identificaç...